O primeiro centro de desradicalização vai abrir em França e é destinado às pessoas que acreditem na ideologia extremista do Estado Islâmico. O centro deve abrir antes do verão.

O centro vai ser localizado em Beaumont-en-Véron, no centro da França, e vai ser uma espécie de escola para jovens dos 18 aos 30 anos que tentaram viajar, sem sucesso, para o Médio Oriente. O estabelecimento vai ter espaço para 30 pessoas para estadias de dez meses e as candidaturas são voluntárias.

O nome oficial do centro ainda está por revelar, mas será um centro para a “reintegração e cidadania”. O presidente da câmara Bernard Château mostrou-se surpreendido por descobrir que iam ocupar um antigo centro de formação na sua povoação.

Por outro lado, o a reação do presidente da câmara de Chinon, cidade vizinha, foi muito mais agressiva: “A minha primeira reação foi de raiva, acabámos de perceber que o centro ia abrir aqui perto mas ninguém nos consultou sobre isto”, disse Jean-Luc Dupont.

“Este centro devia ser para jovens refugiados que precisassem de treino vocacional, não para desradicalização”. “Imagine a reação das pessoas quando souberem que vão viver ao pé de pessoas radicais, vão ficar assustadas”, afirmou Dupont.

O centro fica ainda perto de uma estação nuclear em Chinon, onde a segurança aumentou devido aos eventos recentes na França.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR