Os franceses querem sair da União Europeia? Parecem querer, pelo menos, um referendo sobre a permanência no projeto europeu. Um estudo da Universidade de Edimburgo, que falou com mais de 8 mil pessoas em seis países europeus, mostra que os franceses são os que mais desejam um referendo tal como o que vai acontecer no Reino Unido.

O estudo mediu a perceção da possível saída do Reino Unido das instituições europeias em França, Alemanha, Polónia, Espanha, Irlanda e Suécia e perguntou a nacionais destes países se gostariam de ter a possibilidade de referendar também a sua permanência no projeto europeu. 53% dos franceses responderam que gostariam de ter referendo, o número mais elevado entre os países consultados, tal como noticia o Le Monde. Em segundo lugar vem a Suécia e a seguir Espanha. Na Irlanda, apenas 38% dos inquiridos diz querer esta consulta.

Ainda dos 53% dos inquiridos franceses que quereriam ter um referendo, só 45% votariam para permanecer na União. Já sobre a saída do Reino Unido, também os franceses são os que menos desejam que o país se mantenha no projeto europeu, com apenas 42% a dizer que desejavam a manutenção dos britânicos. Em contraste, 68% dos irlandeses querem a manutenção do Reino Unido e 58% dos alemães também. Veja aqui o estudo completo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR