O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, participa esta segunda-feira no Conselho Europeu de Agricultura, em Bruxelas, levando um conjunto de propostas para reforçar o apoio aos produtores portugueses dos setores do leite e da carne de suíno.

“Após auscultação e recolha de contributos das fileiras do leite e da carne de suíno, o Ministro da Agricultura elaborou um conjunto de propostas que vai agora defender em Bruxelas, e que se dividem em medidas que respondam de imediato à crise conjuntural e medidas de médio/longo prazo para garantir a sustentabilidade de mercado”, lê-se num comunicado divulgado no sábado pelo Ministério da Agricultura.

Na agenda de trabalho do encontro dos ministros da Agricultura da União Europeia (UE) constam os temas que mais preocupam os produtores portugueses, nomeadamente, as crises europeias nos setores do leite e da suinicultura.

Capoulas Santos vai debater com os seus homólogos, a Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento a eficácia das medidas de apoio aos mercados já adotadas e a necessidade de intervenções adicionais, como linhas de crédito, para os setores do leite, da suinicultura e dos legumes.

Uma manifestação de agricultores está marcada para a manhã desta segunda-feira, sendo esperados 500 manifestantes em Bruxelas.

Na sexta-feira, cerca de 300 camiões de suinicultores portugueses deslocaram-se a Lisboa para protestarem frente ao Ministério da Agricultura, pedindo ajuda para um setor que dizem estar “à beira do colapso”. O protesto ficou marcado por constrangimentos no trânsito, confrontos com a polícia e uma tentativa de invasão da Segunda Circular.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR