Marcelo Rebelo de Sousa visitou esta segunda-feira a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa. Desafiado a comentar a polémica integração da Guiné Equatorial na comunidade, o novo Presidente da República preferiu uma resposta mais diplomática: a CPLP é um “espaço de afirmação democrática”, defendeu Marcelo.

Mesmo sem se pronunciar sobre o caso concreto da Guiné Equatorial, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de lembrar que “a CPLP é também um campo de construção democrática”. Os Estados-membros da CPLP, sublinhou o Chefe do Estado, “são países que estão unidos por laços que não são apenas linguísticos, históricos e culturais. São também laços económicos e sociais”.

Dito isto, Marcelo apontou o caminho: “Do ponto de vista político, o caminho para a democracia é um ponto fundamental. Todos nós gostaríamos que a CPLP fosse um espaço de afirmação democrática”.

A candidatura de Portugal à liderança da CPLP acabou por dominar também a conferência de imprensa de Marcelo Rebelo de Sousa – Angola, Moçambique e Brasil podem estar a contar espingardas para travar o sucesso da candidatura portuguesa, como escrevia o Público.

Instado a comentar esta questão, o Presidente da República disse estar certo que os países vão chegar a acordo na reunião entre ministros dos Negócios Estrangeiros dos vários Estados-membros da CPLP já esta semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR