A Autoeuropa inicia esta quinta-feira uma paragem de seis dias na produção de automóveis, para “manter a estabilidade do sistema de produção e dar continuidade aos trabalhos de preparação para o novo projeto”, confirmou a fábrica da Volkswagen em Palmela.

A paragem de seis dias – 17, 18, 21, 22, 23 e 24 de março -, que já tinha sido anunciada no passado mês de fevereiro, será efetuada com recurso aos “down days”, um instrumento de flexibilização dos horários de trabalho.

Os “down days”, que estão previstos no Acordo de Empresa (AE), permitem a suspensão temporária da produção, de forma a ajustar o número de veículos produzidos às necessidades do mercado.

Esta suspensão da produção de automóveis na Autoeuropa segue-se a uma outra, de 27 dias, que teve lugar nos passados meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

A Autoeuropa está a produzir apenas os modelos de automóveis Volkswagen Scirocco e Sharan e o Seat Alhambra, sendo que a produção de um novo modelo só deverá começar a partir de meados de 2017, de acordo com as expectativas da Comissão de Trabalhadores.

Apesar das dificuldades no mercado do setor automóvel, a administração da empresa, no âmbito das negociações para o novo AE, comprometeu-se a não fazer nenhum despedimento coletivo até setembro de 2016.

A nova plataforma de produção da Autoeuropa, um investimento de 677 milhões de euros, deverá permitir a produção de novos modelos da Volkswagen, a criação de 500 novos postos de trabalho e um aumento significativo das exportações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR