Foi considerada o único ‘potencial unicórnio’ (empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares) português e marca a estreia de uma empresa portuguesa no ranking da Tech Tour. A Feedzai, que desenvolveu um software especialista no combate à fraude, integra a lista das 50 empresas com maior potencial e crescimento na Europa, ao lado de nomes como WeTransfer ou SoundCloud.

Esta é a confirmação de que a tecnologia de excelência consegue atravessar fronteiras e de que Lisboa se está a transformar na Silicon Valley da Europa. Enquanto único potencial unicórnio de Portugal presente na lista deste ano, estamos muito orgulhosos de representar o que de melhor a Europa consegue produzir”, afirmou Nuno Sebastião, cofundador e líder da Feedzai.

O Tech Tour é considerado um índice de referência para empresas com elevado potencial e assinala as que considera estarem perto de alcançarem uma avaliação de mil milhões de dólares. Para o ranking de 2016, foram analisadas 175 empresas tecnológicas de crescimento acelerado.

Para integrarem a listagem, as empresas têm de ter alcançado mais de 10 milhões de euros em receitas, ter recebido um financiamento total superior a 20 milhões de euros, estarem avaliadas entre 100 milhões e mil milhões de euros, terem um potencial de inovação elevado e uma equipa de gestão qualificada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2015, a Feedzai obteve cerca de 19 milhões de euros em receitas e conta com mais de 20 grandes clientes, como o maior processador de pagamentos do mundo, a First Data.

Para estes clientes, monitorizamos mais de mil milhões de dólares diários em transações. Estamos focados nas vendas e operações para conseguirmos responder à procura que temos, incluindo a expansão geográfica. Esperamos continuar a crescer a três dígitos”, explicou Nuno Sebastião ao Observador.

A seleção das empresas é responsabilidade de empresas como o Bank of America Merrill Lynch, Accel Partners, Highland Capital Partners Europe, Amadeus Capital Partners, DN Capital ou o World Economic Forum. O comité de seleção conta ainda com a portuguesa Caixa Capital.

A Feedzai desenvolveu um software especialista no combate à fraude, através de uma plataforma de prevenção, que está baseada em machine learning e big data (randes análises de dados). Objetivo: tornar o comércio mais seguro para clientes empresariais.

Com escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Silicon Valley e Nova Iorque, a Feedzai anunciou recentemente que vai expandir as operações na Europa, com a abertura de um escritório no Reino Unido. Os objetivos passam por atingir a meta dos 180 “rapidamente”.