A Vogue chama-lhe o modelo masculino plus-size que vai mudar a indústria da moda. A afirmação é de peso e faz jus a Zach Miko, o nome que está na ordem do dia e em destaque na imprensa internacional. Não é particularmente difícil de perceber o frenesim em torno dele, mesmo com notícias recentes a mostrar como modelos de “tamanhos grandes” são cada vez mais reconhecidas. A mudança cultural ultrapassou a barreira dos sexos e Zach Miko acaba de inaugurar o departamento de modelos (homens) plus-size naquela que é uma das agências mais influentes do mundo, a IMG Models.

A situação descrita faz de Miko um pioneiro — não só é o primeiro e até agora único modelo na categoria que estreou, como é representado pela mesma agência que trabalha com nomes como Gisele Bündchen ou Gigi Hadid. O modelo de 26 anos que também é ator, comediante e escritor mais facilmente parece um estranho de feições e curvas capazes de agarrar a atenção alheia, do que um modelo tradicional. E é precisamente a esse ar de boy next door que Miko deve o seu sucesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu sou um rapaz normal”, disse Zach Miko, citado pela Vogue, admitindo que já trabalhou como barman e que também tem contas para pagar. A normalidade — a contrariar os músculos tonificados predefinidos ou corpos de proporções rígidas — parece ter sido uma lufada de ar fresco para a marca Target, a última (e mais falada) campanha de Miko.

À revista People, o modelo chegou a admitir que não se importa de não ter uns abdominais perfeitos, até porque não é esse o look que ambiciona. Miko confessou ainda que durante anos sentiu-se inseguro por causa do seu aspeto físico, uma realidade que diz estar longe de pertencer apenas à ala feminina: “Nunca pensei em mim próprio como uma pessoa atraente. Penso que, enquanto homens, custa-nos admitir que temos problemas de imagem corporal porque não é algo que se considere masculino, mas todos lutamos com isso”.

A julgar pela atenção mediática e pelos mais de 40 mil seguidores no Instagram, Zach Miko veio para ficar e, no processo, é capaz de trazer alguns amigos com ele.