Quatro dias, 37 desfiles e um concurso. Assim se resume, numa frase, a 38ª edição do Portugal Fashion que arrancou em Lisboa com um desfile de jovens criadores e terminou no Porto com um concerto ao vivo no desfile de Vicri. No total, foram mais de 20 criadores e 14 marcas (dos mais consagrados aos mais emergentes) que apresentaram propostas de roupa e calçado para o próximo outono/inverno. Se Luís Onofre deixou o público a seus pés com umas botas de cano (muito) alto, Nuno Baltazar foi a grande surpresa da noite quando revelou um fato formal feminino inspirado em Jessica Lange da série americana American Horror Story.

Na estação mais fria que se avizinha no próximo ano ainda nos esperam vestidos transparentes — uns mais sensuais que outros — repletos de detalhes, rendas e bordados. Palavra de Alexandra Moura, Katty Xiomara e Júlio Torcato. Uma peça-chave que pode muito bem ser conjugada com os casacos gigantes dos Storytailors ou com as sweaters oversized de Carla Pontes ou da dupla HIBU. Prepare também o seu armário de inverno para receber vestidos, camisolas e blusas com mangas largas e volumosas que não só foram a tendência mais vista durante o evento como ainda fizeram as delícias dos aclamados desfiles de Diogo Miranda e Miguel Vieira.

Comprove, em fotogaleria, as tendências que prometem aquecer o outono/inverno de 2016-17. Há rachas atrevidas, ombros destapados e muitas sobreposições para usar e abusar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR