A prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi foi nomeada esta terça-feira para integrar o novo Governo da Birmânia, permitindo à veterana democrata ter uma posição formal na administração, apesar de ter sido impedida de concorrer para a presidência.

O nome de Suu Kyi consta de uma lista de membros da equipa governamental, lida hoje pelo porta-voz do parlamento, Mann Win Khaing Than, sem especificar a posição que a política irá ocupar.

“Aqui apresento a lista de nomes daqueles que se vão tornar ministros da união, proposta ao parlamento pelo Presidente eleito”, disse o porta-voz.

Espera-se que o parlamento vote para confirmar as posições esta semana.

Observadores indicam ser provável que Suu Kyi ocupe o lugar de ministra dos Negócios Estrangeiros, dando-lhe influência internacional e um lugar no Conselho de Segurança do país, dominado pelo exército.

De acordo com as complexas regras políticas da Birmânia, o cargo governamental significa que Suu Kyi terá provavelmente de abandonar a posição como líder da Liga Nacional para a Democracia, partido que levou à vitória nas eleições de novembro, após décadas de combate contra a junta militar.

Suu Kyi não pode candidatar-se à presidência devido a uma lei da constituição da Birmânia que impede que viúvas ou mães de estrangeiros possam ser eleitas para presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR