O Kepler, um telescópio espacial da NASA, captou pela primeira vez a explosão de uma estrela. O vídeo divulgado pela agência espacial mostra, em animação, uma estrela vermelha supergigante 500 vezes maior e 20 mil vezes mais brilhante que o Sol. A explosão captada pela NASA demorou 20 minutos e aconteceu a 1.2 mil milhões de anos-luz.

A equipa de investigadores analisou milhões de imagens captadas pelo Kepler à procura de supernovas. Uma supernova acontece no fim de vida de uma estrela massiva, quando explode, fazendo com que esta fique mais brilhante durante duas semanas, até se apagar definitivamente. O que acontece é que a estrela deixa de conseguir aguentar a fusão nuclear e o núcleo da estrela colapsa por causa da gravidade.

A explosão aconteceu a milhões de anos-luz de distância da Terra mas, ainda assim, a supernova teve impacto no sistema solar. Em comunicado, Steve Howell, cientista da missão Kepler, diz que “todos os elementos pesados no universo vêm de explosões de supernovas.” O investigador explica que “toda a prata, níquel e cobre existentes na Terra, e até mesmo nos nossos corpos, vêm de explosões de estrelas mortas”. Acrescenta, ainda, que “a vida existe por causa de supernovas”.

A missão Kepler terminou em 2013, mas a NASA vai reativar naves espaciais como a K2, na esperança de perceber melhor as supernovas e outros eventos galácticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR