Se há alguém a quem o mercado de beleza pode agradecer pelo impulsionamento das vendas de batons é, sem dúvida, a quem inventou a moda das selfies, do Instagram e do Snapchat. E isto faz todo o sentido se pensarmos que as mulheres que usam batom têm maior propensão a tirar fotografias de si próprias. Quem o diz é a revista InStyle, referindo um estudo realizado pela universidade de Harvard e a marca de maquilhagem CoverGirl e cujas conclusões são interessantes: as mulheres que pintam os lábios tiram duas vezes mais selfies do que as que gostam de andar ao natural.

Fica uma pergunta no ar: gostarão as portuguesas de usar batom diariamente? Um estudo realizado pelo grupo L’Oréal Paris em Portugal concluiu que o nosso mercado de lábios tem 52% de penetração versus 68% a nível europeu. Isto significa que falamos de 48% de mulheres portuguesas que não usa batom no seu dia-a-dia.

Falta de confiança? Medo de ficar com a boca demasiado brilhante? Pouco à vontade para trabalhar de lábios pintados? Falta de paciência para retocar a cor de duas em duas horas? Medo de que os batons não fiquem bem? Quaisquer que sejam os motivos, a verdade é que um bom batom pode fazer toda a diferença — por dentro e por fora. E para quem duvida, há dezenas e dezenas de estudos que já provam que lábios pintados aumentam a auto-estima, tornam a pessoa mais confiante e até competente.

Reunimos, em fotogaleria, algumas sugestões de batons que não são demasiado brilhantes nem coloridos. Falamos de produtos versáteis, leves e ideais para trazer na mala no dia-a-dia.

10 fotos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR