Mensagens de e-mail falsas e supostamente enviadas pelas autoridades são tudo menos novidade. A burla é conhecida e são já poucos os que caem no conto do vigário. Mas mensagens de e-mail falsas com conteúdo real, essas sim, são novas.

O caso foi registado na localidade de Tredyffrin, no estado norte-americano da Pensilvânia. Alguns residentes terão recebido mensagens supostamente enviadas pela polícia a dar conta de multas por excesso de velocidade, conta o site The Verge. No entanto, apesar de falsas, essas notificações incluíam informações reais. Entre elas, a estrada por onde o condutor passou (com a respetiva data e hora), limite de velocidade nesse troço e até a velocidade real detetada.

As mensagens exigiam o pagamento de uma coima “no prazo máximo de cinco dias úteis”, mas não era indicado qualquer método de pagamento. Antes, vinham acompanhadas de uma hiperligação que deveria apontar para uma “imagem da chapa de matrícula” do veículo e que, em vez disso, descarregava um programa malicioso (vírus) para o dispositivo da vítima.

Não se conhecem os responsáveis pela burla, mas já há uma suspeita quanto à origem da informação. De acordo com o The Verge, as vítimas deste ataque terão instalado nos seus telemóveis uma aplicação comprometida com acesso ao GPS. Ao acederem à localização exata dos seus alvos, os hackers terão facilmente calculado a velocidade a que estes se deslocavam em determinado momento. Essa app poderá ser tanto uma aplicação legítima mas comprometida, como uma aplicação desenhada especialmente para o efeito, refere ainda o site.

O envio de informação real nestas mensagens será a forma usada pelos burlões para as tornar mais credíveis, aumentando a probabilidade de alguém abrir a hiperligação e instalar o vírus. Para já, a burla parece afetar apenas residentes daquela localidade dos Estados Unidos da América.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR