O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou o convite para presidir à Mesa da Assembleia-Geral da Cotec Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, anunciou o presidente da direção, Francisco de Lacerda.

No final de uma audiência no Palácio de Belém, em Lisboa, Francisco Lacerda, em declarações aos jornalistas, explicou que apresentou institucionalmente a Cotec Portugal ao Presidente da República, convidando Marcelo Rebelo de Sousa para assumir a presidência da Mesa da Assembleia Geral.

“O senhor Presidente deu-nos a honra de aceitar [o convite] e ao expor o que é que são as atividades da Cotec, o que é que são as prioridades estratégicas que definimos e aquilo que nos propomos fazer, o senhor Presidente manifestou o seu apoio”, acrescentou.

De acordo com os estatutos da Cotec, “o Presidente da República em exercício, assumirá a qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da associação, sempre que se manifestar disponível para o desempenho deste cargo”, sucedendo assim Marcelo Rebelo de Sousa a Aníbal Cavaco Silva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Francisco Lacerda, o apoio institucional dos Presidentes da República desde que a Cotec Portugal foi criada, concretamente Jorge Sampaio e Cavaco Silva, “foi muito importante e significativo”.

“E o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa manifestou todo o seu empenho e vontade em que assim aconteça e portanto vamos daqui bastante positivos em relação a isso”, antecipou.

O presidente da direção assegurou ainda que o objetivo é “continuar a missão da Cotec em ser um promotor da inovação baseada no conhecimento no setor empresarial que atua em Portugal”.

“A Cotec tem podido contar com a colaboração e apoio, quer da Presidência da República quer do Governo português, e isso tem acontecido e continua a acontecer”, enfatizou.

Segundo a sua página de internet, a Cotec Portugal “foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República, Jorge Sampaio, tendo sido apoiada pelo Primeiro-Ministro e recebido a adesão de um conjunto de empresas cujo valor acrescentado bruto global representava, em 2002, cerca de 18% do PIB nacional”.

“Desde o início da sua atividade que o cargo de Presidente da Assembleia-Geral tem sido exercido pelo Presidente da República. A COTEC conta hoje com 370 associados”, refere ainda a mesma página.