Fentanil, um opiáceo usado para as dores associadas com o cancro, entre outras doenças, é 50 vezes mais potente que a heroína, mais barata e tem um efeito mais poderoso e imediato. O consumo desta droga – 100 vezes mais potente que a morfina – tem vindo a aumentar nos últimos anos. “As overdoses relacionadas com o fentanil estão a aumentar e representam uma ameaça significativa à segurança e saúde pública”, disse há cerca de um ano a DEA, a agência antidroga dos EUA.

Segundo o último relatório da DEA, houve mais de 700 mortes relacionadas com o fentanil desde o final de 2013 até finais de 2014. Contudo, a tendência, segundo os peritos, é que este número continue a aumentar. A heroína continua a ser a droga que provoca mais mortos nos EUA: cerca de oito mil só em 2013. De 2007 a 2013, o número de mortes por overdose de heroína aumentou 244%.

Sobre o perigo destas drogas, o presidente Barack Obama anunciou esta terça-feira um novo financiamento para conter a onda de mortes por heroína e opiáceos analgésicos. “Acho que as pessoas não têm noção da dimensão deste problema”, disse o presidente dos EUA numa cimeira sobre abuso de drogas.

Os números relacionados com esta droga são assustadores: 80 mortes em seis meses no estado de Nova Jérsia, em 2014, ou 200 mortos em 15 meses na Pensilvânia.

O fentanil é um narcótico usado como analgésico e anestésico e é o opiáceo mais potente disponível para uso médico. A sua potência e os efeitos imediatos estão na base da adição provocada nos consumidores.

A heroína tem um efeito mais duradouro mas menos imediato. O fentanil costuma ser injetado mas também pode ser tomado através de adesivos ou pastilhas e o que é produzido em laboratórios clandestinos, ao contrário do farmacêutico, é o mais perigoso, pois é misturado com heroína.

Nas ruas, esta droga é conhecido como “China Branca” e os consumidores consomem-na muitas vezes sem saber que se trata de fentanil, devido às suas parecenças com a heroína e cocaína, e tomam-na na mesma quantidade, aumentado o risco de sobredose.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR