Lionel Messi ofereceu as suas botas como donativo a um programa de televisão egípcio. O problema é que o povo egípcio não achou muita graça à prenda e considerou-a um insulto à cultura árabe.

O argentino foi a uma entrevista ao programa “Yes I am Famous” do canal egípcio MBC Masr no qual ofereceu as suas botas para um leilão. Acontece que este gesto não foi visto com bons olhos por parte dos egípcios. “Nós (egípcios) nunca fomos tão humilhados durante sete mil anos de civilização”, disse Hasasin, um controverso membro do parlamento. Por sua vez, um apresentador de televisão disse que ia bater em Messi com as chuteiras e doá-las à Argentina.

Esta revolta por parte do povo egípcio está relacionada com o significado dos sapatos na cultura árabe pois são considerados um dos objetos mais inapropriados e sujos pelo facto de estar em contacto com o chão. Chamar alguém de “gazma”, a palavra árabe para sapato, é considerado um grande insulto e nunca se deve mostrar as solas dos sapatos nem entrar em casa de alguém calçado. Muito menos atirar com um sapato.

Azmy Megahed, porta-voz da Associação de Futebol Egípcio, também comentou o sucedido: “Os nossos pobres não precisam dele. Se ele tenciona humilhar-nos, ele que ponha as botas na cabeça e nas cabeças daqueles que o apoiam. Dá as botas ao teu país, a Argentina está cheia de pobreza”.

Este caso teve uma dimensão tão grande que El-Sharkawy, a apresentadora do programa em que Messi deu as botas, defendeu-se dizendo que os donativos não eram intencionados para os pobres egípcios. “O Messi nem sequer mencionou o Egito nem disse que os donativos seriam para o Egito”, relatou a apresentadora tentando acalmar o caso.

No entanto, houve quem achasse a atitude de Messi muito digna. Ahmed Hossam, mais conhecido por Mido no mundo do futebol, afirmou no Twitter que “a coisa mais preciosa que um escritor pode oferecer é a sua caneta e para um futebolista a coisa mais preciosa são as suas próprias botas”.”Espero que parem com as falsas acusações”, terminou o atual treinador e ex-jogador egípcio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR