A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, disse que o nível de alerta de ameaça terrorista mantém-se inalterado em Portugal após a mensagem do grupo extremista Estado Islâmico, estando as autoridades a acompanhar a situação.

“Não há neste momento um nível diferente de alerta. Perante uma notícia dessas há sempre um conjunto de verificações que são feitas e que tem a ver com informações disponíveis pelas polícias e que de alguma forma permite estabilizar a situação e controlar os eventuais riscos que possam ocorrer”, disse aos jornalistas Francisca Van Dunem à margem da tomada de posse do novo diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

Questionado sobre a mensagem divulgada pelo grupo Estado Islâmico (Daesh) em que faz referências a Portugal e à Hungria, a ministra referiu que as autoridades policiais estão a acompanham a situação e “perceber se efetivamente existe algum risco eminente”.

Francisca Van Dunem recordou que este tipo de mensagem com referência a Portugal não é inédita, sendo encarada com preocupação, mas também com seriedade.

“Hoje Bruxelas e o aeroporto belga, amanhã talvez Portugal ou Hungria”, refere a mensagem do Daesh.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR