O reconhecido ator Leonardo DiCaprio — mensageiro da paz da ONU, especialmente no que diz respeito à preservação da natureza e das alterações climáticas — pode vir a ser impedido de regressar à Indonésia, escreve a imprensa internacional. Em causa estão comentários que o próprio fez nas redes sociais, onde se podem ler críticas ao impacto da indústria de óleo de palma nas florestas tropicais.

View this post on Instagram

The lowland #rainforest of the Leuser Ecosystem are considered the world’s best remaining habitat for the critically endangered Sumatran #elephant. In these forests, ancient elephant migratory paths are still used by some of the last #wild herds of Sumatran elephants. But the expansion of Palm Oil plantations is fragmenting the #forest and cutting off key elephant migratory corridors, making it more difficult for elephant families to find adequate sources of food and water. The Leonardo DiCaprio Foundation is supporting local partners to establish a mega-fauna sanctuary in the Leuser Ecosystem, last place on Earth where Sumatran orangutans, tigers, rhinos and elephants coexist in the wild. Click the link in the bio to stand with @haka_sumatra as they fight to protect the Leuser Ecosystem. #SaveLeuserEcosystem #Indonesia

A post shared by Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) on

O ator viajou até à Indonésia no final do mês de março com um visto de turista, tendo visitado o Parque Nacional de Gunung Leuser, no nordeste do país. A viagem serviu de mote para várias publicações na sua conta de Instagram que deixam perceber, por um lado, a luta pela preservação do ecossistema de Gunung Leuser — tido como “o último lugar na Terra onde orangotangos, tigres, rinocerontes e elefantes coexistem na natureza selvagem”, tal como se pode ler numa das legendas que acompanham as suas fotos — e, por outro, as críticas ao Governo de Jacarta por permitir a expansão das plantações de óleo de palma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As publicações em questão estão no centro da controvérsia, com a Indonésia a ponderar proibir a entrada no país do ator já galardoado com um Óscar de Melhor Ator pela sua participação no filme The Revenant: O Renascido. Escreve a BBC que caso os comentários sejam considerados uma “incitação” ao Governo, Leonardo DiCaprio pode mesmo não voltar àquele destino.

Heru Santoso, porta-voz do diretor-geral do departamento de imigração do país, garantiu que o ator não fez nada de errado, considerando o visto e a permissão de imigração. Mas a situação pode mudar caso as suas palavras sejam encaradas como uma provação, motivo pelo qual “podemos colocá-lo numa lista negra e proibi-lo de voltar à Indonésia”.

Recorde-se que já no início do ano o também ativista aproveitou o momento de aceitação do Óscar de Melhor Ator para discursar em prol do ambiente: “As mudanças climáticas são reais, estão a acontecer agora mesmo. É a ameaça mais urgente para toda a nossa espécie. (…) Não tomemos este planeta como garantido. Eu não tomo esta noite como garantida”.