A concessionária da A14 admite que a reparação da estrada, em Montemor-o-Velho, onde ontem ocorreu um aluimento do piso, cortando o trânsito no sentido Coimbra-Figueira da Foz, demore seis a sete semanas. A Brisa, concessionária da via, decidiu “fazer o corte total” da circulação automóvel na A14 entre Montemor-o-Velho e Vila Verde, disse à agência Lusa fonte da empresa.

O trânsito foi totalmente interrompido pelas 08h30 de hoje, referiu a mesma fonte, considerando que “a situação evoluiu para a hipótese com maior impacto“, que é a interdição total do trânsito.

A concessionária mantém a previsão de serem necessárias seis a sete semanas para reparar a via e restabelecer a normalidade da circulação, embora ainda não disponha de todos os dados necessários para poder adiantar um prazo com mais rigor.

“A Brisa vai trabalhar para resolver a situação o mais rapidamente possível”, sublinhou.

O abatimento do piso da autoestrada, pelo quilómetro 10, na zona de Montemor-o-Velho, sábado, pelas 17h44, obrigou ao corte do trânsito na via no sentido Coimbra-Figueira da Foz.

Os dados entretanto recolhidos por técnicos da Brisa, deslocados para o local, e o conhecimento que a empresa tem da situação onde o piso cedeu, e para onde tinha prevista uma intervenção, não permitem que se possa “excluir a hipótese de o trânsito vir a ser interrompido nos dois sentidos”, acrescentou a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O trânsito entre Montemor-o-Velho e Figueira da Foz está a ser desviado, a partir do nó de Montemor-o-Velho, por vias secundárias, pelas normalmente designadas estradas do campo, disse à agência Lusa fonte do Destacamento de Trânsito da GNR.

A “alternativa natural” à A14 seria, no entanto a antiga Estrada Nacional (EN) 111, mas esta está interdita ao tráfego, num dos seus troços, entretanto municipalizado, onde decorrem obras.

A Câmara da Figueira da Foz, responsável por aquele lanço da EN111, vai “procurar criar condições” para que esta estrada possa ser utilizada dentro do mais curto espaço de tempo possivel, adiantou a Brisa.

O abatimento do piso na A14 terá resultado do colapso de uma conduta de escoamento de água, admitiu à Lusa fonte da GNR.