Estamos (quase) a viver num país tropical. Num dia está sol, no outro chove e, por vezes, cai-nos o céu em cima — lembra-se da queda de granizo que pintou Lisboa de branco no dia em que começou a primavera? E por mais que uma tarde de chuva seja placidamente confortável quando estamos no sofá, a beber um chá e a ver um filme, quando é preciso sair de casa e ir trabalhar torna-se basicamente um pesadelo. Não há cabelo que aguente a combinação de chuva com humidade.

Mas tal como há penteados que disfarçam um cabelo a caminhar para o sujo, também há outros que são um SOS para quando acordar e, tal como hoje, o céu estiver farrusco e a chuva a cair continuamente. Escolhemos algumas sugestões de penteados fáceis de fazer e que a vão manter decentemente apresentável mesmo se levar com uma chuvada em cima.

1. Rabo-de-cavalo com trança

Não há nada que um velhinho e clássico rabo-de-cavalo bem apertado não salve. E se for complementado com uma trança, torna-se totalmente à prova de chuva. Não se esqueça de passar bastante laca no topo, para garantir que nenhum cabelo sai de fora com a chuva e o vento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Coque apertado

https://www.instagram.com/p/BB-4r3Tx4OK/?taken-by=blakelively

Se precisar de limitar os movimentos do seu cabelo (como hoje, que o vento está destruidor de qualquer penteado), ou se vai ter alguma situação formal ou uma reunião em que não possa brincar com penteados demasiado arrojados, um coque bem apertado é remédio santo. Laca e ganchos e está pronta.

3. Um acessório

Se não tem paciência para fazer penteados e vai mesmo usar o cabelo solto, use um acessório amigo da chuva: gorros, chapéus, fitas, lenços, headbands… A ideia é conseguir manter o cabelo no lugar, escondido ou fixo debaixo de um acessório.

4. Apanhado despenteado

Se o seu cabelo vai mesmo ficar despenteado, pode simplesmente fingir um penteado desalinhado como Olivia Palermo fez na semana da moda de Londres. Pode fazer um apanhado baixo, preso na nuca, com alguns cabelos soltos e abraçar o humor do dia.

5. Risco lateral

Uma outra forma de lidar com um dia ventoso e chuvoso é fixar o cabelo de um lado para evitar que, com o vento, ele ande em redemoinhos em cima da nossa cabeça. Pode fazer uma trança lateral, como a blogger Camila Coelho fez, ou fixar com spray e ganchos. O ideal será colocar textura e volume de um lado e, do outro, fixar — como se varresse o cabelo para um lado.

6. Apanhado ao alto

https://www.instagram.com/p/BCgPUiDivn4/?taken-by=kristinabazan

Se a blogger Kristina Bazan sobreviveu à semana da moda molhada de Paris com o cabelo impecável, nós também conseguimos passar um dia no trabalho sem parecer que saímos da guerra (e o nosso cabelo perdeu). Estique bem os fios com prancha, faça o apanhado e aplique bastante laca para fixar.

7. Preso atrás das orelhas

View this post on Instagram

@maiyet show today @jennifermazurstyle

A post shared by Olivia Culpo (@oliviaculpo) on

Quer o deixe solto ou o apanhe na nuca, um risco ao meio com os fios bem estilizados e presos atrás das orelhas é um visual elegante que vai minimizar o frizz que, normalmente, se aloja na linha do cabelo graças à humidade. Pode usar ganchos para prender atrás das orelhas e não pode faltar laca e spray anti-frizz para fixar tudo no lugar.

8. Meio apanhado samurai

Se saiu de casa, já apanhou chuva e humidade e já não há nada que possa fazer para remediar, calma, ainda há uma última solução: um meio apanhado, em género de look samurai. Pode fazer no topo da cabeça ou até meio despenteado mais abaixo. A ideia é apanhar a parte de cima do cabelo que, normalmente, fica mais oleosa quando apanha chuva.