Quando este buraco na barragem dos Conchos se tornou viral, o mundo inteiro rendeu-se à obra de engenharia do sistema hidroelétrico da Serra da Estrela. O vídeo, que tem tanto de impressionante como de arrepiante, mostra a água da ribeira das Naves a ser encaminhada para um canal de betão e granito com 1.519 metros de comprimento que engole a água até à albufeira da Lagoa Comprida.

As imagens deste “buraco” construído em 1955 fizeram sucesso na Internet graças às gravações do drone de Daniel Alves. Mas existem outros exemplos de “poços” como este do outro lado do Atlântico. Um deles está na Represa Montecillo, na Califórnia (Estados Unidos) e foi construído em 1988. Não é, no entanto, tão grande como o português: tem 16 metros de diâmetro, mas apenas 100 metros de profundidade. Além disso, não funciona tantas vezes como o que existe na Serra da Estrela, porque serve apenas para esvaziar a represa quando está demasiado cheia.

Na Argentina está um outro exemplo: no Dique de San Roque, este “buraco” tem como função abastecer a cidade de Córdova, armazenando a água das chuvas para que ela não falte nos meses mais secos. Quando o dique chega à capacidade máxima, o buraco abre e a água passa para outro lado, de modo a voltar ao curso normal.

Veja imagens destes “buracos” na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR