A Fundação Centro de Estudos Políticos e Sociais (CEPS), da qual fizeram parte Pablo Iglesias e Juan Carlos Monedero, dois dos fundadores do Podemos, recebeu sete milhões de euros para assessorar o Governo de Hugo Chávez, mas também fazer com que fossem criadas em Espanha “forças e movimentos sociais” que levassem a mudanças políticas “mais favoráveis” ao regime venezuelano. Podemos nega que tenha sido financiado pela Venezuela.

A notícia e o documento são revelados pelo jornal ABC, detalhando que a Fundação CEPS recebeu 7.168.090 euros entre 2003 e 2011 por trabalho de consultoria. No entanto, os documentos mostram ainda que a ideia ia para além de assessoria política e incluía a criação de consenso de forças políticas e movimentos sociais, propiciando em Espanha mudanças políticas “mais favoráveis ao regime do antigo Presidente da Venezuela.

Apesar de já se saber que os fundadores do Podemos prestaram serviços de consultoria a Chávez e ao seu Governo, os valores e os detalhes sobre esta prestação de serviços não eram completamente conhecidos até agora. O Podemos já veio negar publicamente que o dinheiro tenha servido para financiar a fundação do partido. Íñigo Errejón, porta-voz do Podemos, afirmou que estas acusações são “radicalmente falsas”.

Nota: Artigo atualizado às 15:35 com a resposta de Íñigo Errejón, número dois do Podemos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR