A guerra interna no Belenenses está longe de acabar. O presidente do clube, Patrick Morais de Carvalho, deu esta quarta-feira uma conferência de imprensa para explicar o que se tem passado e oferecer a sua versão dos acontecimentos. Pelo meio, pediu desculpa aos sócios.

Nos dias que antecederam ao dérbi com o Sporting, foram muitas as notícias que deram conta de que os jogadores não tinham água quente depois dos treinos, e também que o clube havia cortado a luz nas instalações que servem o futebol profissional. Agora vieram as explicações da guerra clube vs. SAD.

“Nós somos o Belenenses. Eles não são Belenenses, ninguém sabe o que são”, acusa Patrick Morais de Carvalho. “Eles” são a SAD, liderada por Rui Pedro Soares. O atual presidente do clube do Restelo acusou a SAD de espalhar “mentiras, deturpações e invenções para o espaço mediático”, com o objetivo de manipular a informação e ferir “enormemente” o nome e história do Belenenses. “Não é a primeira vez que o faz”, diz, e recordou uma entrevista do presidente da SAD e de outro membro, que terá admitido que a SAD assinava contratos profissionais com os jovens da formação à revelia do clube. Ou seja, prejudicando o clube, acusa Morais de Carvalho.

Eleições no Belenenses : candidatura de Patrick Morais de Carvalho

Patrick Morais de Carvalho, presidente do Belenenses

“Pedimos desculpa e compreensão aos sócios, mas se para se defender a história e honra do clube temos de vir para a praça pública, assim será”, admite. E tratou depois de “explicar a verdade dos factos”: “Desde segunda-feira da semana passada, o plano de treinos incluía o treino de sexta-feira no Estádio Nacional e não no Estádio do Restelo. Sexta-feira não havia atividade profissional no Estádio do Restelo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E continuou: “Procedeu-se, durante algumas horas, à suspensão do fornecimento de eletricidade nas instalações do clube”, alerta, falando em incumprimento por parte da SAD, que teria acordado pagar as faturas de água, luz e gás a partir de janeiro. “O clube paga a água e gás que a SAD usa”, lembra. Leia aqui o discurso na integra do presidente do Belenenses.

No dia 19 de março, em plena Assembleia Geral extraordinária, no Pavilhão Acácio Rosa, Patrick Morais de Carvalho anunciou a intenção de recuperar a maioria do capital social da SAD, lançando críticas à liderança de Rui Pedro Soares, a quem acusava de “dividir para reinar”, contou então o portal da Sapo.

O filme pioraria. Haveria até um jogador que admitiria que o treinador espanhol, Julio Velásquez, nem teria Internet para preparar o jogo com o Sporting (2-5). Os banhos de água fria chegariam também, algo que os jogadores rotulariam como uma falta de respeito. Fábio Nunes disse que estavam apenas focados no jogo com o Sporting, mas o jornal O Jogo apurou que havia revolta no grupo. Houve também relatos de que os jogadores tomavam banho com a luz dos telemóveis, como contou este artigo do Público.