A prioridade das reformas de Passos Coelho apresentadas esta quarta-feira serão as empresas, o seu financiamento e a sua recuperação. O PSD defende a criação de “mecanismos de alerta”, junto do Banco de Portugal, para detetar situações de dificuldade financeira nas empresas e ainda melhor aproveitamento dos fundos europeus. Estas serão algumas das medidas apresentadas esta tarde por Luís Montenegro, líder parlamentar social-democrata.

O objetivo do PSD é apresentar propostas concretas para contrapor ao que considera serem as generalidades do powerpoint que António Costa apresentou como sendo o seu Plano Nacional de Reforma.

A TSF avança que o PSD se vai focar em quatro áreas que dizem respeito às empresas portuguesas como o reforço dos capitais próprios, a promoção da reestruturação, a melhoria do acesso ao financiamento europeu e a diversificação de fontes de financiamento. Também o Público relata que o documento de sete páginas propõe que se desenvolvam mecanismos de alerta que permitam detetar antecipadamente situações de dificuldade financeira em empresas economicamente viáveis.

Em caso de dificuldades, o partido propõe que haja incentivos aos credores para que aceitem a reestruturação dos créditos vencidos. O partido quer ainda mais incentivos à poupança e ao investimento das famílias, com a redução da tributação das mais-valias e dos dividendos em sede de IRS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR