Crescemos a saber que a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunitário e, como tal, deve ser consumida regularmente. Este é quase um daqueles ditados populares que todas as mães passam aos filhos. Mas, na verdade, esta vitamina faz muito mais do que isso: é um excelente cicatrizante, facilita a absorção do ferro, melhora a circulação sanguínea, ajuda na prevenção de doenças, a combater infeções, a desintoxicar o corpo (da poluição e do tabaco, por exemplo) e é um potente antioxidante que protege contra os radicais livres.

Cosmeticamente falando, o que talvez não saiba é que a vitamina C é rica em ativos rejuvenescedores para a pele — razão mais do que suficiente para se ter tornado um ingrediente favorito no mercado. Em entrevista à Bolsa de Mulher, Sherry Hsiung, dermatologista consultora de Kiehl’s, afirmou que a vitamina “é extremamente eficaz na desaceleração do processo de envelhecimento e na recuperação da pele, que fica mais saudável e jovem”.

Tudo o que precisa de saber sobre a vitamina C:

  • Esta vitamina age melhor pela manhã e na presença de luz porque estimula a produção de colagénio e deixa a pele mais firme e preenchida.
  • Escolha produtos que possuam ativos mais concentrados porque a a sua duração e resultados são melhores.
  • Muitos estudos indicam que a vitamina C ajuda a reverter a pigmentação da pele ao inibir a tirosinase, a enzima que aumenta a produção de melanina.
  • É uma boa aliada em problemas de acne e rosácea porque tem propriedades anti-inflamatórias.
  • Qualquer produto com vitamina C vai desestabilizar quando entra em contacto com o ar. Os melhores são os que estão fechados em embalagens doseadoras e não em boiões de tampa.

Na fotogaleria, veja as nossas sugestões de produtos com vitamina C — desde protetores solares a séruns, passando por ampolas, produtos de olhos, lábios e até de mãos — que vão deixar a sua pele feliz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR