O Presidente da República decidiu atribuir a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade ao neurocirurgião João Lobo Antunes e ao fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut, anunciou o ministro da Saúde esta quinta-feira.

O anúncio foi feito por Adalberto Campos Fernandes durante as comemorações oficiais do Dia Mundial da Saúde, que decorreram na Assembleia da República, onde foram também homenageados Lobo Antunes e António Arnaut.

Na cerimónia, foi atribuído o colar do Prémio Nacional de Saúde ao neurocirurgião João Lobo Antunes e ainda um prémio honorário ao que é considerado o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut.

O Prémio Nacional de Saúde de 2015 distinguiu Lobo Antunes pela sua “notabilíssima e duradoura contribuição para o desenvolvimento da ciência médica e da neurocirurgia em Portugal e pelo seu contributo inequívoco para o prestígio internacional do Sistema de Saúde Português ao qual prestou os mais relevantes serviços”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Arnaut, licenciado em Direito e fundador do Partido Socialista, ocupou no II Governo Constitucional o cargo de ministro dos Assuntos Sociais, tendo elaborado a lei que deu origem SNS.

No final dos discursos emotivos dos homenageados, o ministro da Saúde anunciou que o Presidente da República irá atribuir a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade a ambos, em cerimónia que ocorrerá no dia 25 de abril.

A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade.