O Ciudadanos considera que é “impossível e inviável” um acordo a três com PSOE e Podemos “nas atuais condições” e com as propostas que o partido de Pablo Iglesias colocou na reunião desta quinta-feira entre estas forças.

“Não descartamos em absoluto [que os três partidos cheguem a acordo], mas nas atuais condições e com estas propostas, acreditamos que é impossível e inviável depois da reunião de hoje”, considerou esta quinta-feira o vice-secretário-geral do Ciudadanos, José Manuel Villegas, após as mais de duas horas de encontro.

Para o responsável do partido de Albert Rivera, o Podemos de Pablo Iglesias manifestou na reunião que o acordo já assinado entre Ciudadanos e PSOE “era insuficiente” e “estava na via morta”, pelo que “havia de procurar novas alternativas”.

“Puseram em cima da mesa um documento com 20 medidas que substituiria o acordo com 200 propostas que já tínhamos assinado. (…) E nós não podemos aceitar que o acordo com o PSOE e o Ciudadanos seja colocado na via morta”, realçou Villegas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mesmo responsável acrescentou que o Ciudadanos acreditava que esta reunião serviria para que o Podemos se juntasse ao referido acordo, nomeadamente dando apoio “a futuro um governo reformista” encabeçado pelo socialista Pedro Sánchez.

“A ideia com que fomos para a reunião não era dar como morto o documento, mas sim ampliar a maioria”, disse Villegas, acrescentando ter ficado com a ideia de que “num novo acordo [PSOE e Podemos] o Ciudadanos não faria falta”.

Ainda assim, Villegas agradeceu a “franqueza” do Podemos ao expor a suas posições e referiu que não ficou marcada nenhuma outra reunião a três sobre este assunto. Ainda assim, sublinhou que o Ciudadanos vai analizar as propostas do Podemos e fará uma avaliação sobre as mesmas “nas próximas horas”.

O PSOE, o Podemos e o Ciudadanos reuniram-se esta quinta-feira, pela primeira vez a três, para tentar encontrar uma solução de governo em Espanha, mas com as posições ainda afastadas quando lhes restam 25 dias para evitar novas eleições legislativas.

Os socialistas do PSOE, de Pedro Sánchez, (90 deputados) já têm um acordo com o Ciudadanos de Albert Rivera (centro-direita, 40 deputados) e ambos pretendem que o Podemos de Pablo Iglesias (69 deputados) também assine um documento que lista 200 medidas políticas baseadas nos programas das duas formações.

Pedro Sánchez aceita que o Podemos viabilize a sua eleição como presidente do Governo numa futura votação de investidura (perdeu a primeira), mesmo que com uma abstenção, enquanto o Ciudadanos exige que o Pablo Iglesias assine com o compromisso de votar “sim”.

Ainda esta quinta-feira o líder do Podemos, Pablo Iglesias, desmarcou a conferência de imprensa que deveria dar no final de uma reunião a três com o PSOE e o Ciudadanos.

Iglesias deveria comparecer na sala de imprensa do Congresso dos Deputados a seguir ao negociador do Ciudadanos e antes do responsável do PSOE, mas os serviços de assessoria do partido anunciaram que o líder do Podemos apenas daria a sua conferência de imprensa às 11:30 (menos uma hora em Lisboa) de sexta-feira.