A polícia dinamarquesa deteve esta quinta-feira quatro suspeitos de terem ligações ao Estado Islâmico e apreendeu armas e munições, avança a CNN. A confirmação chegou pelo porta-voz da polícia de Copenhaga, Mads Jensen, que informou ainda que as detenções tiveram lugar numa localidade próxima da capital da Dinamarca.

As autoridades daquele país acreditam que o grupo terá sido recrutado pelo Estado Islâmico, desde a Síria, para levar a cabo ataques terroristas, diz a Sky News. As detenções e a apreensão de armamento terão ocorrido em locais diferentes, embora em ações ligadas.

“Sabemos que pessoas que lutaram pelo Estado Islâmico na Síria ou Iraque podem constituir uma ameaça contra a Dinamarca”, disse o ministro da Justiça dinamarquês, Soren Pind, numa declaração pouco depois das detenções. Os quatro detidos serão levados a um juiz na sexta-feira, amanhã.

A Sky News lembra ainda os serviços secretos dinamarqueses, que em outubro avançaram a possibilidade de que 125 cidadãos daquele país terão viajado para a Síria e Iraque para se juntarem ao grupo terrorista. Vinte e sete desses terão sido mortos nesses países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR