São várias as celebridades que recorreram à firma de advogados Mossack Fonseca para criar empresas offshore. O Telegraph dá conta de, pelo menos, mais dez: a duquesa de Iorque, Sarah Ferguson, o músico Simon Cowell, a ex-mulher de Paul McCartney, Heather Mills, Mark Thatcher (filho de Margaret Thatcher), o ator Jackie Chan, o realizador Stanley Kubrick, entre outros.

A empresa ligada a Sarah Ferguson, é a Essar Company Inc, que era gerida por uma empresa suíça. Um porta-voz da duquesa já veio dizer que Sarah Ferguson sempre divulgou os rendimentos na sua declaração de IRS. Não existem suspeitas de ilegalidade, escreve o Telegraph.

O músico Simon Cowell tem duas empresas, a Southstreet Limited e a Eaststreet Limited, nas Ilhas Virgens Britânicas. O seu porta-voz veio explicar que as empresas nunca foram utilizadas e que estavam, desde 2007, “dormentes”.

Já a empreendedora e ex-mulher de Paul McCarney, Heather Mills, era uma das acionistas da empresa Water 4 Investment Ltd, originalmente criada para produzir comida saudável. Mas Mills afirmou que o investimento dela na empresa acabou depois de uma longa batalha judicial, onde perdeu milhões de dólares. Ao Guardian, disse que tem cumprido sempre com as suas obrigações fiscais e que se for investigada vai ser impossível acusá-la.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mark Thatcher, filho da ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, também é um dos nomes envolvidos, porque é o único beneficiário de um consórcio que detém uma casa na ilha de Barbados, onde a sua família passa férias todos os anos. Mark Thatcher ainda não fez nenhum comentário.

O aristocrata escocês Lord Glenconner (já falecido, era amigo da Princesa Margarida), era proprietário de uma casa na ilha de Santa Lúcia e os seus ativos estavam a ser geridos pela empresa offshore Beau Estates. O realizador Stanley Kubrick (também já falecido), surge nos documentos porque, após a sua morte, as suas filhas passaram uma propriedade que detinham para três empresas registadas nas Ilhas Virgens Britânicas, poupando centenas de milhares de dólares em impostos

O jogador de futebol do Chelsea, Willian, também surge nos documentos, bem como o ator Jackie Chan, que deteve, pelo menos, seis empresas offshore, nas mesmas ilhas. O jogador de golfe Nick Faldo e o ex-jogador de futebol Andy Cole são outras das novidades, que se juntam a nomes como o jogador do Barcelona, Lionel Messi, ou ao do realizador espanhol Pedro Almodóvar.