António Costa já aceitou o pedido de demissão do ministro da Cultura, João Soares, na sequência da polémica em que ameaçou os dois cronistas do Público, Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente com “bofetadas”. A saída representa a primeira baixa do XXI Governo Constitucional.

1. Henrique Chaves: 8 dias (como Ministro da Juventude, Desporto e Reabilitação) mais 130 dias (Ministro-Adjunto do Primeiro-ministro)

O recordista absoluto em termos de (poucos) dias numa pasta ministerial pertence a Henrique Chaves, que foi deputado na Assembleia da República entre 1999 e 2004.

HENRIQUE CHAVES

Henrique Chaves: 8 dias (como Ministro da Juventude, Desporto e Reabilitação) mais 130 dias (Ministro-Adjunto do Primeiro-ministro)

O social-democrata foi Ministro da Juventude, Desporto e Reabilitação durante apenas 8 dias, entre 24 de novembro de 2004 e 2 de dezembro de 2004, no Governo de Santana Lopes. Antes, foi Ministro-Adjunto do Primeiro-ministro entre 17 de julho e 24 de novembro de 2004, tendo estado, no total, 138 dias no Executivo do atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Francisco Murteira Nabo: 19 dias. O atual presidente não-executivo do Conselho de Administração da Galp Energia esteve apenas pouco mais de duas semanas como Ministro do Equipamento Social.

Murteira Nabo na FAUL

Francisco Murteira Nabo esteve encarregue do Governo do Território de Macau entre 190 e 1991, antes de ter sido nomeado Ministro do Equipamento Social

O mandato de Murteira Nabo como Ministro do Equipamento Social no primeiro Governo de António Guterres (o XIII Governo Constitucional) decorreu entre 27 de dezembro de 1995 e 15 de janeiro de 1996.

3. Henrique Constantino: 60 dias. Antes o mesmo cargo havia sido ocupado por Henrique Constantino entre 28 de outubro de 1995 a 27 de dezembro de 1995, que esteve apenas dois meses no primeiro Governo liderado pelo ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

4. Luís Campos e Cunha: 131 dias. Campos e Cunha foi ministro das Finanças do primeiro Governo de José Sócrates (XVII Governo Constitucional) entre 12 de março e 21 de julho de 2005. Na altura, o professor catedrático de Economia justificou a saída alegando motivos “pessoais, familiares e de cansaço”. Esteve no Governo pouco mais de quatro meses.

luis campos e cunha,

Luís Campos e Cunha foi ministro das Finanças do primeiro Governo de José Sócrates

5. João Soares: 134 dias. O ex-deputado do PS liderou a pasta da Cultura durante cerca de quatro meses e meio mas foi ministro mais 115 dias do que o também socialista Murteira Nabo.