O PSD entregou esta sexta-feira um requerimento para ouvir no Parlamento o ministro da Cultura, João Soares. Este pedido surge ainda na sequência das declarações proferidas pelo socialista, que prometeu umas “salutares bofetadas” aos críticos Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente. Mais: os sociais-democratas querem também ouvir a diretora do jornal Público, Bárbara Reis, e o conselho Regulador da Entidade para a Comunicação Social.

“As afirmações do ministro da Cultura, graves e inqualificáveis” e demonstram uma “enorme falta de respeito pela liberdade de expressão, o que é agravado pelo facto de [João Soares] ser o representante do Estado na área da Cultura”, começou por argumentar o deputado social-democrata Pedro Pimpão. Mais agravante ainda, insiste, é o facto de o ministro da Cultura acumular ainda a tutela da Comunicação Social.

Por considerar que as declarações de João Soares constituem um “atentado a liberdade de expressão” e uma ameaça a quem “tem a liberdade de exprimir a sua opinião crítica”, proferida por um representante do Estado, o PSD pede assim a audição da diretora do jornal Público, onde escrevem os dois colunistas, e o conselho Regulador da Entidade para a Comunicação Social. É preciso perceber, reiteram os sociais-democratas, se as palavras de João Soares podem constituir um “condicionamento da liberdade de expressão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR