A ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, partidária de uma linha dura contra os refugiados, vai deixar o cargo no quadro de uma remodelação no seu partido conservador, informaram este sábado os media austríacos.

Com 52 anos, a ministra irá ocupar o cargo de vice-governador da sua região de origem, a Baixa Áustria (nordeste), uma mudança já prevista há algum tempo, segundo a agência noticiosa austríaca APA.

Johanna Mikl-Leitner será substituída pelo atual vice-governador da Baixa Áustria, Wolfgang Sobotka, também membro do partido conservador (ÖVP), parceiro de coligação dos sociais-democratas (SPÖ), em data não precisada.

“Não é nenhum segredo que o coração da ministra a conduz para a Baixa Áustria”, disse à agência France Presse o seu porta-voz Hermann Muhr, sem dar mais pormenores.

Para Wolfgang Sobotka, tratar-se-á de um primeiro cargo a nível nacional.

Mikl-Leitner, que assumiu funções em 2011, foi a arquiteta de uma política migratória muito restritiva.

Em janeiro, a Áustria tomou a iniciativa de fixar quotas de acolhimento no seu território dos requerentes de asilo e depois, em coordenação com os Estados da designada “rota dos Balcãs”, de restringir a passagem dos refugiados pelas suas fronteiras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR