Da próxima vez que se deitar no chão para fazer abdominais, pense duas vezes. A ideia de que só os crunches e situps é que diminuem a barriga não passa de um mito. Palavra da personal trainer Teresa Manafaia que acaba de lançar o livro Perder a barriga sem fazer abdominais. A obra inclui cerca de 40 exercícios baseados em respiração e postura corporal que ajudam a perder a gordura abdominal. “O mito de fazer os clássicos exercícios abdominais para reduzir o perímetro abdominal é totalmente infundado”, diz a especialista em composição corporal.

A gordura que se utiliza durante a contração do músculo abdominal é fornecida pelo ‘armazém de gordura’ mais disponível no momento e pela gordura armazenada dentro do próprio músculo”, explica Teresa Manafaia. “Então, pode estar a contrair o abdominal e a usar a gordura da bochecha”.

perder a barriga

O livro foi publicado pela Manuscrito e custa 14,90€.

Segundo a personal trainer, os tradicionais abdominais ainda podem prejudicar a saúde. “Este tipo de trabalho é potencialmente perigoso para quem tem um perímetro abdominal generoso ou problemas de coluna.” Por isso, o melhor exercício para a redução da gordura da barriga não é necessariamente o mais intenso — como os crunches e situps — mas aquele que trabalha os músculos abdominais e posturais para aumentar o gasto energético.

Basta combinar, durante três a cinco vezes por semana, o plano de exercícios animados na fotogaleria do Observador com uma alimentação saudável. Prepare-se para ter um abdómen mais liso e definido mesmo sem abdominais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR