Exercício Físico

5 exercícios para perder a barriga sem fazer abdominais

1.630

Esqueça a ideia de que só os abdominais diminuem a gordura da barriga. Com a ajuda da personal trainer Teresa Manafaia, o Observador fez um plano de treino animado para ter um ventre liso e definido.

Autor
  • Sílvia Silva

Da próxima vez que se deitar no chão para fazer abdominais, pense duas vezes. A ideia de que só os crunches e situps é que diminuem a barriga não passa de um mito. Palavra da personal trainer Teresa Manafaia que acaba de lançar o livro Perder a barriga sem fazer abdominais. A obra inclui cerca de 40 exercícios baseados em respiração e postura corporal que ajudam a perder a gordura abdominal. “O mito de fazer os clássicos exercícios abdominais para reduzir o perímetro abdominal é totalmente infundado”, diz a especialista em composição corporal.

A gordura que se utiliza durante a contração do músculo abdominal é fornecida pelo ‘armazém de gordura’ mais disponível no momento e pela gordura armazenada dentro do próprio músculo”, explica Teresa Manafaia. “Então, pode estar a contrair o abdominal e a usar a gordura da bochecha”.

perder a barriga

O livro foi publicado pela Manuscrito e custa 14,90€.

Segundo a personal trainer, os tradicionais abdominais ainda podem prejudicar a saúde. “Este tipo de trabalho é potencialmente perigoso para quem tem um perímetro abdominal generoso ou problemas de coluna.” Por isso, o melhor exercício para a redução da gordura da barriga não é necessariamente o mais intenso — como os crunches e situps — mas aquele que trabalha os músculos abdominais e posturais para aumentar o gasto energético.

Basta combinar, durante três a cinco vezes por semana, o plano de exercícios animados na fotogaleria do Observador com uma alimentação saudável. Prepare-se para ter um abdómen mais liso e definido mesmo sem abdominais.

Texto de Sílvia Silva, ilustração de Andreia Reisinho Costa. Editado por Tiago Pais.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Angola

João Lourenço e MPLA: estamos juntos?

José Pinto

Apesar do seu debilitado estado de saúde, José Eduardo dos Santos ainda é o Presidente do MPLA. As exonerações dos seus familiares diretos dificilmente mereceram a sua aquiescência.

Caso José Sócrates

Quid custodiet custodiam?

Luís Ribeiro

Agora que o puzzle está claro, quanto será reaberto o inquérito ao crime contra o Estado de Direito para conhecermos a cumplicidade dos que então eram os mais altos responsáveis da Justiça portuguesa?

Pobreza

Amar com obras e não com palavras

P. Miguel Almeida, sj

Há uma diferença entre culpa e responsabilidade. O facto de não termos culpa de haver fome e pobreza no mundo não nos isenta da responsabilidade, simplesmente porque somos todos irmãos em humanidade.

Panteão Nacional

O sacrossanto panteão de Santa Engrácia

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
112

Se a república é laica, porque se apropriou de uma antiga igreja católica para seu panteão nacional? O laicismo não é capaz de arranjar um espaço próprio, onde sepultar os seus próceres?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site