Descarrega-se esta? Ou será melhor descarregar a outra? A oferta de aplicações móveis é tanta que, por vezes, nem sabemos bem o que escolher.

A Apple terá decidido dar uma ajuda e, de acordo com a BBC, publicou uma lista na qual recomenda dez aplicações essenciais para se ter no telemóvel. Nem todas são exclusivas para iPhone: muitas têm versões para Android. De uma forma ou de outra, talvez seja melhor dar uma espreitadela:

10 — VSCO, para editar fotografias

Diz a BBC que esta é a aplicação favorita dos fotógrafos profissionais. Trata-se de um editor de imagens completo, que permite adicionar muitos filtros diferentes às suas fotografias. Oferece ainda várias ferramentas de edição, para que possa melhorar as suas fotos. Está disponível gratuitamente tanto para iOS como para Android.

9 — 1Password, para gerir as suas palavras-passe

Um aplicativo de gestão, para que possa usar senhas (passwords) diferentes em todas as contas sem ter de se lembrar de todas ao mesmo tempo. Como? Bloqueando-as… com uma senha mestra. O 1Password em compatível com praticamente todos os dispositivos móveis e computadores. Segundo a BBC, há versões gratuitas para iOS e Android, mas cada atualização tem um custo de 9,99 dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

8 — Dark Sky, para o avisar do mau tempo

Custa 3,99 dólares e só está disponível para iOS. Ainda assim, vale a pena: trata-se de um aplicativo de meteorologia que envia notificações sobre o estado do tempo para o sítio onde está. Não voltará a ser surpreendido por uma chuvada daquelas…

7 — Venmo, para transferir dinheiro ou fazer pagamentos

A BBC chama-lhe uma “mini rede social” e define-a como um serviço móvel de pagamentos, que permite que os utilizadores transfiram dinheiro uns para os outros. Está disponível gratuitamente em iOS e Android e tudo começou graças a uma ideia desenvolvida por dois estudantes da Universidade da Pensilvânia, nos EUA. Hoje, a Venmo é propriedade do PayPal. As voltas que a vida dá…

6 — Replay Video Editor, para misturar vídeo, fotos e áudio

Sim, é um editor de vídeo. Mas é tão simples e intuitivo que, num ápice, qualquer pessoa aprende a mexer. Analisa e sincroniza vídeos e imagens com uma faixa de áudio (música, gravação de voz, etc.) e, apesar de ser gratuita, só está disponível para iOS.

5 — RunKeeper, para correr sem parar

Quem corre, conhece-a. É das aplicações de desporto mais populares: permite registar tempos e percursos, calcular calorias e tudo o resto que um bom corredor precisa. É gratuita e pode ser descarregada tanto em iOS como em Android.

4 — Camera+, para melhorar a sua câmara

A Camera+ é um aplicativo que oferece uma série de novas funcionalidade à câmara do seu iPhone ou iPad. Funções mais avançadas — como a exposição ou a focagem — podem ser ajustadas de forma independente. E se as suas fotografias costumam ficar muito tremidas, não vá mais longe: esta aplicação tem um estabilizador que, à partida, irá resolver o problema. Custa 2,99 dólares para iPhone e 4,99 dólares para iPad.

3 — Jet, para compras mais baratas

Trata-se de uma plataforma de compras que converte os custos integrados em oportunidades para poupar dinheiro, dizem os criadores. Explica a BBC que, para isso, a aplicação transfere e agrega descontos, entre outras coisas. Assim, os preços finais são mais baratos do que o habitual. Está disponível gratuitamente em iOS e Android.

2 — MSQRD, para trocar de rosto ou editar selfies

Ainda não conhece o fenómeno Face Swap? É uma das últimas manias da internet. Ou seja, esta aplicação insere-se no grupo das que permitem que troque de rosto com alguém. Isso mesmo: existem 15 rostos disponível para trocar pelo seu (o resultado costuma ser bizarro), ou adicionar um filtro a uma das suas selfies. Está disponível gratuitamente em Android e iOS.

1 — BuzzFeed Video, para ver os vídeos do site BuzzFeed

Se a Apple diz, deve ser verdade. Der acordo com a BBC, a aplicação de vídeos do site norte-americano BuzzFeed faz parte da lista. Reúne, num único sítio, todos os vídeos publicados pela plataforma. É gratuita e pode ser descarregada tanto em iOS como em Android.