Em 2009 a Burj Khalifa — Torre Khalifa — foi considerada o maior edifício do mundo, com uns impressionantes 828 metros de altura (829,8 se contarmos com a antena).

A Emaar Properties, responsável por um novo projeto, anunciou que vai construir uma torre cujo topo será “um bocado” mais alto do que o da Torre Khalifa, segundo a BBC. A Emaar foi também a responsável pela construção da Torre Khalifa.

A nova torre deverá estar pronta a tempo de ser apresentada na Expo do Dubai, em 2020, e deverá custar cerca de mil milhões de dólares (cerca de 879 milhões de euros). A torre foi desenhada pelo arquiteto Santiago Calatrava Valls e a estrutura deve ser suportada por vários cabos.

Spanish-Swiss architect Santiago Calatrava Valls, speaks to press in Dubai, April 10, 2016, during a exposition to reveal the plans of Dubai Emaar Properties to build a new tower, designed by Valls that will be even taller than the Burj Khalifa, currently the world's tallest tower. The tower will be part of a new project called the Dubai Creek Harbour. / AFP / MARWAN NAAMANI (Photo credit should read MARWAN NAAMANI/AFP/Getty Images)

O arquiteto Santiago Calatrava Valls apresenta o projeto para o novo edifício, que deverá ser maior que o Burj Khalifa. @MARWAN NAAMANI/AFP/Getty Images

O edifício vai ter apartamentos, um hotel e ainda um pátio, bem como um observatório sobre a cidade e restaurantes. A construção servirá para trazer uma nova vida ao antigo bairro central do Dubai.

Já tinha sido anunciado que a Torre Khalifa seria ultrapassada por uma torre na Arábia Saudita, chamada Torre do Reino, em Jeddah. Esta torre está projetada para ter 1 quilómetro de altura e ser terminada em 2020, disse a BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR