Uma invenção feita por engenheiros da Universidade de Harvard mostra um novo tipo de vidro que escurece e fica mais transparente à distância de um simples clique.

Graças a esta nova tecnologia, as cortinas e persianas serão meros objetos de decoração opcionais. Os engenheiros da Universidade americana conseguiram criar uma janela que muda de opacidade e cor de uma forma eficaz e economicamente sustentável.

Apesar de já existirem cristais que conseguem um efeito parecido, estes são baseados em reações químicas e muito mais caros de fabricar: “O nosso desenho é mais eficaz”, afirma David Clarke, um dos investigadores da Universidade de Harvard responsável pelo protótipo. “O grande problema é aplicar esta tecnologia em grandes superfícies.”

A proposta dos investigadores passa por criar um material elástico com uns nano tubos que se agarram ao cristal. Quando estes são alimentados por eletricidade, a luz é dispersada. O estudo vem explicado ao pormenor na revista Optical Letters.

Os autores do estudo acreditam que esta descoberta terá saída comercial, apesar do protótipo apresentado necessitar de alguns ajustes como conseguir que o material elástico precise de menos voltagem para ser ativado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR