Durante a revolução cultural, Mao Tsé-Tung proibiu a população chinesa de jogar golfe. Afinal, era o jogo “dos milionários” e não tinha lugar no regime igualitário que o líder do Partido Comunista queria instituir.

Apesar desta proibição, muitos chineses aderiram ao desporto durante a década de 80 e 90. Mesmo assim, em 2015, Xi Jinping aprovou uma lei que proibia os 85 milhões de membros do Partido Comunista de jogarem golfe (e de beberem ou comerem de mais, já agora).

Esta semana, um jornal oficial do Partido Comunista chinês, Notícias da Inspecção de Disciplina e Supervisão, afirmou que “jogar golfe não é bom nem é mau, já que é apenas um desporto”, informa o The Guardian.

Segundo Su Wei, professora universitária, a proibição do golfe aos membros do partido prende-se com a tentativa do presidente chinês erradicar a corrupção. Xi Jinping considera que o campo de golfe é muitas vezes usado para fazer transações ilícitas entre membros do governo e “empresários à procura de favores”, informa o The Guardian.

A partir de agora os membros do partido comunista chinês podem jogar golfe, desde que paguem eles mesmos.

O primeiro campo de golfe na China foi fundado em 1984 e, em 2013 já havia mais de 500, afirma o Global Times.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR