Quinta-feira, ao final do dia, o ministro da Educação chegou ligeiramente atrasado à audição na comissão parlamentar onde ia ser ouvido. Justificação: a chuva e a falta de preparação de Lisboa para enfrentar o mau tempo.

Peço desculpa, antes de mais, por ter chegado ligeiramente atrasado. A cidade de Lisboa não está claramente preparada para a chuva. Basta chover um pouco e a cidade é logo uma pequena confusão”

Foi o próprio Tiago Brandão Rodrigues que o disse, queixando-se do caos na cidade que foi liderada nos últimos oito anos pelo atual primeiro-ministro, António Costa. E os deputados do PSD presentes na reunião não deixaram de sorrir ao fazer essa associação.

O ministro esteve no Parlamento, a pedido do PSD, para falar das provas de aferição. Um dos assuntos quentes em cima da mesa era a recente demissão do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que não foi nunca referida sequer por um deputado da oposição ao Governo socialista. Tiago Brandão Rodrigues volta à Assembleia da República, para uma audição ordinária (para dar conta da ação governativa na tutela) na próxima terça-feira.

Em 2014, no final de setembro, António Costa ainda estava na Câmara (e em plena campanha interna para as primárias do PS) quando Lisboa sofreu fortes inundações, na sequência de chuva forte. O então autarca dizia nessa altura “não existir solução” para situações daquele género: “Temos de ter consciência de que estamos sempre sujeitos a situações atmosféricas anómalas e, perante situações atmosféricas anómalas, as consequências são anómalas”. Costa explicou ainda que o problema se tinha relacionado com o fato de a forte chuvada se ter registado no momento do pico da maré.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR