O anúncio de que Axl Rose vai substituir Brian Johnson na digressão europeia dos AC/DC não deixou muitos fãs contentes. Prova disso são os inúmeros pedidos de reembolso que, desde domingo, inundaram o Facebook da Everything is New, a promotora que está a organizar a vinda dos australianos a Portugal no próximo mês de maio.

“Eu só quero o meu dinheiro”, diz um utilizador. “Mais valia cancelarem o concerto. Acabava-se com esta palhaçada de vez!”, escreve outro.

Por esse motivo, a Everything is New publicou ao final da tarde de segunda-feira um mensagem no Facebook em que esclarece que, muito em breve, irá divulgar mais informação sobre o concerto agendado para 7 de maio no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, e que já se encontra esgotado. Sobre a falta de resposta às muitas mensagens enviadas por fãs, a promotora referiu apenas que o atraso na resposta se deve “à diferença horária dos EUA”.

A banda australiana confirmou este domingo os rumores de que Axl Rose seria o substituto escolhido para Brian Johnson, que tem vindo a sofrer de graves problemas de audição. Em março, os AC/DC viram-se obrigados a adiar dez datas da tour norte-americana depois de Johnson, vocalista desde 1980, ter sido aconselhado pelos médicos para parar de atuar imediatamente ou arriscava-se a perder a audição por completo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Deco está a avaliar pedido de esclarecimento dos fãs

O descontentamento fez com que muitos fãs entrassem em contacto diretamente com a Deco, procurando perceber quais são os seus direitos e se é possível pedir o reembolso dos bilhetes. Graça Cabral, assessora da associação para defesa do consumidor, confirmou que existem “alguns pedidos de esclarecimento” por parte de pessoas que não gostaram da alteração.

Ao Observador, a assessora explicou que o que está em causa não é uma alteração do evento, mas a alteração de uma circunstância específica. “É um grupo de rock histórico, e muitos vão vê-lo pelo vocalista”, lembrou. A situação está neste momento a ser avaliada pela Deco, que ainda “não tem uma resposta definitiva”, o que deverá acontecer já nesta terça-feira ou, mais tardar, na quarta-feira.

“Ainda temos de saber se é possível, mas estamos a avaliar” a questão, referiu Graça Cabral, lembrando um episódio relacionado com um concerto da banda norte-americana 30 Seconds to Mars que, em 2011, durante a primeira vinda a Portugal, se viu obrigada a encurtar o concerto devido a problemas com a estrutura do palco. Apesar das queixas, a Deco não conseguiu na altura que os fãs fossem reembolsados.

O Observador contactou a Everything is New no sentido de saber quando é que serão prestados novos esclarecimentos mas, até ao momento, não obteve resposta.