O Ministério Público descobriu uma nova empresa offshore em nome de Carlos Santos Silva, arguido da Operação Marquês, o empresário amigo de José Sócrates. A Colina Assets Foundation está sediada no Panamá e, de acordo com a SIC, que avançou a notícia, os investigadores querem saber exatamente quanto dinheiro passou por esta conta e se esta está de alguma forma relacionada com o ex-primeiro-ministro do qual as autoridades acham que Santos Silva seria testa de ferro.

Segundo a SIC, os procuradores enviaram já uma carta rogatória para a Suíça com o objetivo de apurar que contas bancárias estão ligadas à Colina Assets Foundation e qual a relação da empresa a José Sócrates. O Ministério Público quer ainda saber mais pormenores sobre as contas de Joaquim Barroca, Armando Vara, Diogo Gaspar Ferreira e outras pessoas, diz a SIC.

A Justiça já tinha identificado quatro empresas offshore pertencentes a Carlos Santos Silva, que receberam transferências de dinheiro de Joaquim Barroca (gestor do Grupo Lena) através das contas deste na Suíça. No total estiveram envolvidos cerca de 15 milhões de euros, que o Ministério Público acredita que tinham como destino final o ex-governante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR