Para falar deste livro é preciso falar de Victoria Beckham e do tempo em que o apelido de um dos futebolistas mais famosos do mundo ainda não se tinha colado ao seu nome. Nesse tempo, Victoria era Adams e era sobretudo Posh Spice, a “estilosa” da girl band que tinha uma personalidade atribuída a cada membro do grupo — quando as outras cantavam, riam e saltavam, ela não parava de fazer poses. Graças às Spice Girls, posh entrou então no vocabulário português, apesar de não ter propriamente uma tradução à letra. O dicionário da Porto Editora apresenta-a como um adjetivo para descrever algo “elegante, fino, sofisticado e chique” ou, num sentido depreciativo, alguém “snob, afetado e presunçoso”. E quando se aplica esta palavra a uma fatia de pão, tem-se as Tostas Gourmet.

Publicado agora em Portugal pela editora Jacarandá, o livro saiu originalmente no Reino Unido e com o título, precisamente, de Posh Toast. Basta olhar para a capa para perceber porquê. Fotografadas em fundos coloridos, estas 70 receitas são a Victoria Beckham das torradas: uma festa de ingredientes bonitos, cuidados e harmoniosos.

print_PT_Tostas_Gourmet_Cover + Relevo_without_letter_noise.indd

Na verdade, chamar tostas a estas receitas pode ser um pouco enganador, estando elas mais próximas daquilo a que os franceses chamam tartine, os italianos bruschetta e nós tiborna, por terem pão torrado apenas na base e os ingredientes sobrepostos por cima. Seja como for, qualquer uma delas é candidata a uma refeição original, saborosa e visualmente apelativa, da tosta de mozzarella de búfala e pesto de couve (cuja receita pode ver na fotogaleria), à tartine de tomate assado e queijo de cabra, passando pelo crostini de pasta de bacalhau, a tosta de cogumelos e manteiga de tomilho ou ainda a que leva creme de coco, banana caramelizada e nozes-pecãs.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

tostas gourmet 5

Pão em forma de tacinhas com salmão fumado, ovos e espargos. Imagem retirada do livro “Tostas Gourmet”

Antes de lançar mãos à obra, o livro explica os vários tipos de pão para torrar que podem ser utilizados — 2o variedades, nem mais nem menos –, e divide as receitas entre pequeno-almoço, almoço, snacks e jantar, provando que não lhe falta imaginação nem formas de manipular o pão (transformando-o, por exemplo, em tacinhas onde é colocado salmão fumado, espargos e ovos estrelados). Afinal, como explica a autora, “o pão torrado é o mais elementar dos alimentos, completamente acessível, contudo merecedor de infinitos ajustes e melhorias. Pode ser tranquilizadoramente simples ou muito, muito sofisticado.”

Numa palavra, posh.

Nome: Tostas Gourmet
Autoras: Receitas de Emily Kidd, fotografias de Louise Hagger
Editora: Jacarandá
Preço: 14,95€