Se é daquelas que passa semanas, ou meses, sem lavar os seus acessórios de maquilhagem, vale a pena relembrar o que pode acontecer à sua pele: acne, infeções, conjuntivites, erupções cutâneas, infeções bacterianas, infeções fúngicas e até herpes – só para dar alguns exemplos. Isto porque, em contacto com todas as diferentes fórmulas cremosas, líquidas e em pó, os pincéis e as esponjas vão acumulando bactérias e sujidade que permitem o crescimento de ainda mais bactérias.

Até aqui, não demos nenhuma novidade, certo? Mas será que, com tanta informação de que se pode lavar todos estes acessórios com champô e sabonete, andamos realmente a fazer o mais certo? Ou estamos a expor a nossa pele a mais porcaria ainda?

A Beauty Blender veio revolucionar toda a forma de aplicar maquilhagem. Esta pequena esponja tornou-se quase um acessório obrigatório e, hoje em dia, já há dezenas e dezenas de acessórios idênticos à venda em qualquer loja. Mas há uns meses, Stevie Miller, uma jovem maquilhadora e Youtubber britânica, encontrou dois insetos dentro da sua.

Em comunicado, os representantes da Beauty Blender afirmaram que as esponjas de Miller tinham sido compradas a um revendedor não autorizado e não diretamente à marca. Mas uma questão ficou no ar: mesmo sem bichos, estarão as esponjas limpas por dentro?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um artigo da revista Glamour americana voltou a tocar nesta questão ao mostrar o que outras pessoas encontraram dentro das suas esponjas quando as abriram ao meio: desde uma esponja perfeitamente limpa por fora mas cheia de restos de base por dentro a outra com bolor, é um facto: não fazemos ideia do que vive dentro das nossas esponjas.

Imagem retirada do Reddit.com do utilizador LadyOfAcheron

Eis algumas coisas a considerar na sua limpeza:

  • As esponjas não devem ser utilizadas mais do que três meses. A própria marca Beauty Blender aconselha este prazo.
  • Embora os pincéis possam ser lavados com champô ou gel de limpeza, o mesmo não se aplica às esponjas.
  • As esponjas devem ser lavadas no fim de cada utilização com produtos próprios de limpeza. A Beauty Blender, por exemplo (em Portugal à venda nas lojas Sephora, farmácias e parafarmácias), vem com um produto, o Beauty Cleanser Solid, uma espécie de bálsamo que também pode ser usado em pincéis ou outras esponjas de maquilhagem.
  • Se mesmo assim só tem sabão, anote esta dica: mergulhe a sua esponja numa solução com sabão para amolecer durante alguns minutos, depois aperte a esponja dentro da solução para que saia tudo o que está lá dentro, lave abundantemente com água e deixe secar ao ar.
  • Para quem não é tão meticuloso e não a vai lavar todos os dias, a revista Glamour aconselha a ter mais do que uma esponja para poder alternar durante os dias e deixa uma sugestão: coloque as suas esponjas em sacos de lavandaria e lave-as na máquina de lavar roupa no programa delicado com enxaguamento extra. Adicione um pouco de produto próprio para limpar pincéis e esponjas ao detergente e vão ficar como novas.

Artigo atualizado às 10h00 de dia 21.04.2016 para corrigir os pontos de venda da Beauty Blender em Portugal.