Lisbon Cocktail Week: o que vem a ser isto?

Como o nome Lisbon Cocktail Week indica, trata-se de uma semana dedicada aos cocktails em Lisboa, tal como existe em diversas cidades por esse mundo fora, umas mais próximas (Londres e Paris) outras mais longínquas (Nova Iorque e Montreal). Nas palavras sucintas da organização, a cargo da Edições do Gosto e da The Bottle Affair, é um “um evento de celebração e divulgação” deste mundo.

Mas como é que se celebra e divulga o mundo dos cocktails?

Não é, como se diz lá fora, ciência de roquetes. Basta criar uma série de iniciativas que leve as pessoas a beber mais cocktails que o normal durante os dias em que o evento decorre.

Que dias são esses, já agora?

O evento acontece entre 22 de abril e 1 de maio.

Lisbon Cocktail Week_2_creditos EG-Tiago Fonseca

Esta é a primeira edição da Lisbon Cocktail Week.
(foto: © Tiago Fonseca / Edições do Gosto)

Então e que iniciativas vão incentivar o consumo de cocktails?

Em primeiro lugar, foi delineado um roteiro. Imagine-se um rally tascas mais refinado, versão maratona de dez dias, composto por 54 bares e restaurantes (chamemos-lhes capelinhas) que neste período terão um menu especial, dedicado ao evento, e uma promoção generosa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quão generosa?

Todos os dias entre as 18h e as 23h haverá três cocktails abrangidos pela promoção 2 por 1 — na compra de um, oferta de outro de valor igual ou inferior. Ou seja, em vez de uma happy hour são cinco happy hours.

Isso interessa-me, que bares e restaurantes aderiram?

São 54, ao todo, listá-los ia desformatar o artigo. Não queremos isso e o/a leitor/a tambem não. Pode consultar a lista completa aqui.

Não me pode dizer aqueles que não devo mesmo falhar?

Isso já será mais razoável. Fixe então esta dezena, por ordem alfabética, cada qual na sua zona: Bastardo (Rossio), Bistro 100 Maneiras (Chiado), Cinco Lounge (Príncipe Real), Panorama (Picoas), Pistola y Corazón (Cais do Sodré), Procópio (Rato), Red Frog (Avenida da Liberdade), Rio Maravilha (Alcântara), RoofTop Bar do Hotel Mundial (Martim Moniz) e Tabik (Restauradores).

Lisbon Cocktail Week_1_créditos EG-Tiago Fonseca

São mais de 50 os bares e restaurantes aderentes ao evento.
(foto: © Tiago Fonseca / Edições do Gosto)

E é só isso?

Não. Também acontecerão diversos eventos, como concertos, workshops — os de dia 26 e 27, no Cinco Lounge, são gratuitos — ou harmonizações e, no topo de tudo isso, outra ocorrência que os portugueses, (e, consequentemente, os lisboetas) apreciam quase tanto como promoções: um concurso para eleger o melhor X de Y. Neste caso, o Melhor Cocktail de Lisboa.

Quem concorre? Quem escolhe?

A esmagadora maioria dos estabelecimentos que fazem parte do roteiro têm um cocktail a concurso. Pode vê-los a todos na fotogaleria, em cima. A escolha será a meias entre um júri composto por profissionais da área e o público em geral, que poderá votar através da plataforma Zomato entre 22 e 30 de abril.

Como vou saber quem ganha?

Na festa de encerramento, no dia 1 de maio, será divulgado o vencedor.

O quê? Lisbon Cocktail Week
Quando? De 22 de abril a 1 de maio
Onde? Em 54 bares e restaurantes de Lisboa
Mais informações? Através do site oficial do evento ou do telefone 21 882 2992