O gabinete do Ministério Público dos EUA descobriu, esta quarta-feira, um túnel secreto, que atravessa a fronteira entre a Califórnia e o México. O túnel era utilizado para fazer contrabando de droga. O túnel de 731 metros de comprimento albergava duas toneladas de cocaína e sete de marijuana, num valor de aproximadamente 19,5 milhões de euros. As autoridades acreditam que este seja o maior túnel a atravessar a fronteira entre os EUA e o México, alguma vez descoberto.

Seis pessoas foram presas em San Diego, na Califórnia e acusadas por tráfico de droga, informou a polícia, na sequência da descoberta.

O túnel estava apetrechado com sistemas de ventilação, luzes e um elevador que dava acesso à casa em Tijuana onde começava o túnel. A outra ponta estava no bairro de Otay Mesa, na Califórnia. Laura Duffy, advogada do Ministério Público americano que participou na investigação, afirmou que “provavelmente ninguém suspeitaria que milhões de dólares em drogas fossem transportados desta maneira”.

Este é o 13º túnel por debaixo da fronteira a ser encontrado, desde 2006.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR