O museu ARoS Art Museum, em Aarhus, na Dinamarca, adquiriu a obra “Valkyrie Rán”, de Joana Vasconcelos, para integrar a exposição permanente, anunciou hoje o ateliê da artista, em Lisboa.

Ainda segundo o ateliê, esta obra, ainda em produção e parte integrante da série Valquírias, passará a ser a obra de maior dimensão a integrar a coleção permanente do museu dinamarquês.

“Valkyrie Rán” – que terá 50 metros de comprimento – será apresentada no contexto de uma grande exposição individual da artista que o museu irá inaugurar em outubro deste ano.

A instalação combina as técnicas tradicionais que caracterizam as Valquírias, como o crochê e bordados, com a tecnologia de luzes LED (Light Emitting Diode) e tecidos Kvadrat e foi adquirida com o contributo da Augustinus Fonden e da New Carlsberg Foundation.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desta série, Joana Vasconcelos instalou uma “Valquíria” de nove metros de altura por 34 de comprimento na Grande Praça, em Macau, no ano passado.

Joana Vasconcelos, 42 anos, nascida em Paris, mas a residir em Lisboa e com ateliê também na capital portuguesa, tornou-se na primeira mulher e criadora mais jovem a expor algumas das suas obras no Palácio de Versailles, em Paris, em 2012.

Representou oficialmente Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2013, num projeto comissariado por Miguel Amado, que levou um cacilheiro transformado em obra de arte ao recinto principal da mostra internacional contemporânea.