Portugal despediu-se hoje dos Europeus de judo, em Kazan, na Rússia, sem medalhas, o que não sucedia desde a edição de 2001, em Paris.

Na ronda de hoje, entravam em ação os dois últimos judocas portugueses, mas Tiago Rodrigues (-90 kg) e Yahima Rodrigues (-78 kg) foram eliminados logo à primeira.

Tiago Rodrigues perdeu com o polaco Patryk Chiechomski, por pontos, enquanto Yahima Ramirez, que ainda procura pontos para o apuramento olímpico, perdeu, por ‘ippon’, com a húngara Abigel Joo.

Pela primeira vez desde 2001, Portugal terminou uns Europeus de judo sem medalhas: desde então, tinha conquistado sucessivamente 21 ‘metais’, 11 dos quais através de Telma Monteiro, ainda a recuperar de lesão.

Nos Europeus de 2001, Catarina Rodrigues foi a melhor portuguesa, com um sétimo lugar.

Sem Telma Monteiro, Célio Dias e Jorge Fonseca, que ficaram em Lisboa a recuperarem de lesões, Sergiu Oleinic e Joana Ramos eram os mais bem posicionados para chegarem ao pódio nestes Europeus, mas na quinta-feira acabaram eliminados.

Na sexta-feira, os judocas em ação procuravam sobretudo melhorar posições no apuramento olímpico, mas Nuno Saraiva e André Alves (-73 kg), Diogo Lima e Carlos Luz (-81 kg) e Ana Cachola (-63 kg) não passaram também da fase de grupos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR