Inês Pedrosa, Mário Zambujal e Rui Zink são alguns dos escritores que vão estar este ano no Festival Livros a Oeste, que começa na terça-feira, dia 3, na Lourinhã.

A decorrer a partir da próxima terça-feira, dia 3, até domingo, dia 7, o 5º Festival Livros a Oeste conta logo no primeiro dia com a presença de Patrícia Portela (finalista do Prémio Sonae Media Art), Afonso Cruz (vencedor do Grande Prémio de Conto e do Prémio Nacional de Ilustração 2014) e de António Tavares (Prémio Leya 2015), revelou a câmara municipal, que organiza o evento.

No dia 4, passam pelo festival Alice Vieira, Inês Botelho e Rita Ferro, seguindo-se no dia 5 Inês Pedrosa, João Melo e Jorge Serafim, que apresentam os seus livros “Desnorte”, “Os Navios na noite” e “Livro sem Bonecos”, respetivamente.

No dia 6, o festival recebe a visita de Rui Zink, João de Melo, João Rios e Rita Taborda Duarte e, no dia 7, Mário Zambujal e o crítico de música João Gobern.

Além de encontros com escritores, o festival integra no programa a divulgação dos resultados do concurso “Prémio Livros a Oeste”, animação musical, apresentação de livros, hora do conto e conversas como “Livros aos Pontapés”, associado à temática desportiva (dia 3), ou “literatura e história” (dia 4), teatro, workshops, recital e ‘flashmob’ de poesia, jogos, atividades para bebés e concertos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No programa de dia 5, está prevista a apresentação dos livros com ilustrações para crianças “O Conto da Ilha Desconhecida” e “A Viagem do Elefante”, de autoria de José Saramago, com a participação dos ilustradores João Amaral e Fatinha Ramos.

Ainda nesse dia é apresentada a banda desenhada “As aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal”, de Miguel Moreira e Catarina Verdier.

“Livros sem fronteiras” é o tema desta edição, que integra ainda uma feira do livro na Praça José Máximo da Costa a partir da próxima sexta-feira e até 8 de maio.

Uma das novidades desta edição é o “Livrão”, uma livraria sobre rodas em formato de livro, que leva livros e promove a leitura e o próprio festival em todo o concelho.

Durante o evento, a Biblioteca Municipal da Lourinhã acolhe uma mostra de capas de edições estrangeiras de diversos autores portugueses e a Galeria do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira é palco de uma mostra de cartoons de António, cartoonista do jornal Expresso.