Os clínicos de medicina interna do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vão ser obrigados a garantir urgência de AVC durante o período da noite, avança a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias. Desde 2011 que o hospital tinha dificuldade em assegurar a escala completa (24 horas) da Via Verde AVC.

O bastonário da Ordem dos Médicos já se mostrou contra, afirmando que os médicos estão a ser “pressionados além dos limites”, colocando em risco a segurança dos doentes. De acordo com a informação divulgada pelo hospital esclarece, a Via Verde AVC cobre 95% dos casos de AVC. Com o reforço da equipa, torna-se possível responder à totalidade dos casos.

“A obrigação foi adiada uma semana, para 9 de maio. Os profissionais estão vergonhosamente a ser pressionados além dos limites. É inaceitável. O hospital não quer contratar mais meios e então impõe”, afirmou ao Diário de Notícias José Manuel Silva, bastonário dos médicos, acrescentando que a ordem não “não aceita” esta medida, porque coloca em risco a segurança dos doentes.

O Hospital Garcia de Orta responde à população de Almada, Seixal e Sesimbra e em 2011 deixou de ter urgências neurológicas 24 horas por dia. Durante o período em que não tem ativa a Via Verde do AVC, os doentes são encaminhados para outro hospital da Rede Via Verde AVC, como acontece em todo o território nacional, informou o hospital.

O Hospital Garcia de Orta recebeu desde o início do ano, 43 casos de Via Verde AVC e 106 em 2015, segundo os dados do INEM.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR