O Rock in Rio vai lançar, em Portugal, um programa de formação para executivos, durante maio. Chama-se “Rock in Rio Academy”, está a ser desenvolvido em parceria com a Sfori, uma consultora nacional que trabalha em eventos de formação, e decorrerá durante o dia de 24 de maio, na Cidade do Rock, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. O projeto, testado no Brasil em 2015, conciliará a explicação do modelo de negócio da empresa com um lado de experimentação, levando os formandos ao recinto do festival, mostrando-lhes o dia-a-dia da organização de um evento como o Rock in Rio e incluindo “atividades de networking“.

O Rock in Rio começou com um sonho. Ao longo do dia 24, vamos mostrar como é que esse sonho se transformou numa estratégia e como é que essa estratégia foi implementada e executada”, afirmou o diretor executivo do Rock in Rio, Luís Justo, ao Observador, durante a apresentação do projeto.

O programa decorrerá entre as 09h20 e as 19h30 de 24 de maio. Integrará com “workshops, atividades de networking, palestras e conversas” e terá espaço para 300 executivos, sendo que as inscrições estão abertas desde terça-feira. Os bilhetes custam 590 euros e existem “packs de promoções para empresas”, já que esta é uma “formação certificada”, explicam os responsáveis. Ao Observador, o diretor executivo do Rock in Rio afirma que já foi feita “uma venda corporativa a empresas, que compraram previamente” o bilhete, mas que é a partir desta terça-feira que “o produto vai estar à disposição”.

O programa terá vários oradores, como a vice-presidente executiva do Rock in Rio Lisboa, Roberta Medina — que falará sobre “A construção do caso Rock in Rio” —, o diretor executivo da empresa, Luís Justo — que falará sobre “Estratégia e modelo de negócio” — e a diretora de marketing do Rock in Rio, Agatha Arêas, que se debruçará sobre o tema “Gestão de plataformas de comunicação”. Haverá, ainda, três painéis de debate: um sobre o tema “Gestão de pessoas”, outro sobre “Gestão de stakeholders e criação de valor” e um outro sobre “Inovação em modelos de negócio: Blue Ocean”, que contará com a presença e participação de Miguel Santo Amaro e Miguel Pina Martins, líderes executivos da Uniplaces e Science4you, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O nosso objetivo, com esta formação, não foi o de criar uma formação para profissionais da indústria do entretenimento, da produção de espetáculos. Foi feito e pensado de maneira a que se abordem os temas atuais de gestão e para que possa ser aplicado por qualquer indústria ou em qualquer empresa. Claro que essa forma mais experiencial, com living cases [casos de experimentação], é o toque do Rock in Rio, mas há uma preocupação muito grande em ter uma base teórica e de formação executiva, para que as pessoas saiam dali com aprendizagens que, no dia seguinte, podem já começar a implementar nas suas empresas”, sublinha Luís Justo.

“Vai ser um caso de negócio contado pelos protagonistas que viveram essa história ao longo destes 30 anos, falando um pouco das curiosidades, das questões de backstage [bastidores] que acontecem, mas sempre com a preocupação clara de que as pessoas saiam dali com coisas concretas ao longo do dia. É uma formação executiva com a cara Rock in Rio”, sintetiza.

Se, no Brasil, o Rock in Rio Academy contou com a HSM, “um parceiro local”, em Portugal esse parceiro é a Sfori, que contribuirá para o programa “na vertente formativa, na vertente dos conteúdos e também organizativa”, explica Alexandre Real, managing partner da consultora, ao Observador. A empresa “está especializada na formação experiencial” e ajudou o Rock in Rio a desenhar uma ação de formação “que não fosse só expositiva”.

Vamos levar os formandos ao local onde tudo acontece, para experimentarem as zonas e os acessos que normalmente estão vedados ao público. Vamos mostrar todos os contributos que são importantes [para a realização do evento], principalmente aqueles que estão por detrás do espetáculo: a questão do marketing, a questão financeira, a questão da gestão de projetos, toda essa fórmula de sucesso que o Rock in Rio tem e que leva sempre a resultados de excelência”, afirmou o responsável da empresa, que começou a colaborar com o Rock in Rio na organização da última edição de “um outro projeto”, o 11h e 12h de Gestão IBS.