Um grupo de artistas de Copenhaga está a planear uma exibição sobre mártires e, entre as figuras contempladas pela exposição, estão dois dos terroristas dos atentados em Bruxelas e um dos terroristas de Paris, informa o The Guardian.

Os artistas responsáveis pretendem incluir na exposição trabalhos sobre os irmãos Ibrahim e Khalid el-Bakraoui, os dois homens que detonaram bombas nos ataques de Bruxelas, e Foued Mohamed-Aggard, o homem que detonou uma bomba no Bataclan, em Paris.

O grupo pretende que a exposição contenha imagens dos ‘mártires’, réplicas dos seus objetos e ainda placas a explicar quem eles foram. Ao lado dos terroristas estarão personagens históricas como Joana d’Arc ou o filósofo grego Sócrates, informou Ida Grarup Nielsen, uma das artistas responsáveis pela exposição.

Nielsen acrescentou ainda que haverá um guia que, durante a visita guiada, explicará o percurso de Foued Mohamed-Aggad e os acontecimentos no Bataclan e que a exposição contará a história mais “do ponto de vista do terrorista”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A história dos irmãos el-Bakraoui não será aprofundada na visita guiada, mas existirão réplicas dos seus pertences e fotografias expostas.

“Na nossa exposição queremos descrever o termo ‘mártir’ de diferentes pontos de vista'”, explicou Nielsen que acrescentou que todos são “o herói da sua própria história”.

A exposição deverá abrir portas a 26 de maio, num antigo matadouro na cidade de Copenhaga, onde em 2012, um grupo de teatro causou controvérsia ao encenar uma peça baseada no manifesto de Anders Breivik, o terrorista norueguês que foi responsável pela morte de 69 estudantes na ilha de Utoya, em 2011.

A exposição foi denunciada às autoridades dinamarquesas por “encorajar ao terrorismo”.