The Edge, um dos principais membros da banda irlandesa U2, tornou-se no primeiro astro da música rock a tocar dentro da Capela Sistina. O 38º melhor guitarrista de todos os tempos foi chamado até à Cidade do Vaticano para um concerto contemporâneo durante uma conferência sobre medicina regenerativa. “É o mais bonito salão paroquial do mundo”, confessou o artista natural do Reino Unido.

Perante um público com 200 médicos, cientistas, investigadores e filantropos, The Edge tocou as versões acústicas de “Walk On” – que dedicou ao papa Francisco -, “Yahweh” e “Ordinary Love”. Ao reportório juntou-se também uma nova versão da canção “If It Be Your Will”, um original de Leonard Cohen, que The Edge interpretou com a ajuda de um coro irlandês.

As doenças foram parte da vida do guitarrista dos U2. Depois de ter visto o pai morrer de cancro, a filha lutou contra a leucemia. Desde há nove anos que o artista faz parte da Fundação Angiogénese, um nome alusivo à capacidade corporal de criar novas veias sanguíneas. “Quando me convidaram para tocar na Capela Sistina eu nem sabia o que dizer, porque normalmente é sempre o rapaz que canta”, bricou The Edge referindo-se ao vocalista da banda, Bono.

Embora o papa Francisco não tenha assistido ao concerto, The Edge agradeceu ao “papa do povo”: “Sendo irlandês, aprende-se desde muito cedo que se queres ser convidado a regressar é muito importante agradecer ao padre da paróquia local. Ele está a fazer um trabalho fantástico e espero que continue por muito tempo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR